Tendências digitais para negócios em 2018

Publicado em: 21 de dezembro de 2017


Que o mundo digital já dominou o mundo nós já sabemos. Ele modificou hábitos e revolucionou a economia e a rotina do mundo inteiro.

Ano Novo se aproxima e as novas tecnologias e tendências de mercado estão prontas para serem utilizadas.

Com o crescimento contínuo dos acessos na internet através de dispositivos móveis, o marketing digital se torna uma imposição vital para empresas de todos os tamanhos e segmentos, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.

A maioria de nós utiliza a credibilidade a Internet antes de visitar alguma loja ou comprar qualquer tipo de produto. Procuramos por descontos, avaliações, preços, variedades, tempo de entrega, e etc. Isso faz com que, em nosso subconsciente, passemos a confiar mais no que a web diz em vez de empresas locais.

Confira agora algumas tendências digitais para você ficar ligado.

1. Chatbot


Chatbots são softwares que criam diálogos, gerenciando perguntas e respostas durante uma interação com pessoas reais, usando os seus próprios recursos de inteligência artificial para responder. Muita gente prefere conversar com robôs na hora de tirar dúvidas, pois as respostas são mais rápidas, educadas e objetivas.
Um case de uso de chatbots é o da empresa de telefonia VIVO, que tem obtido bons resultados utilizando o Facebook Messenger para responder as dúvidas dos clientes.

2. Marketplace


Já imaginou vender em outras lojas virtuais com grande fluxo de visitas? Isso é possível através de um marketplace.

“Você poderá aumentar suas vendas, desde você tenha preço competitivo ou produtos exclusivos. Você paga uma comissão da venda para ter seus produtos em várias lojas virtuais como Extra, Ponto Frio e outras.”

Outra vertente é você ter uma plataforma de marketplace e integrar outros produtos de outras marcas e inseri-los em seu site. Desta forma você teria uma grande variedade de produtos em seu site, sem custo fixo e estoque. O que você ganha com isso? Uma porcentagem por produto vendido, grande variedade de produtos além de criar mais um canal de vendas para o seu negócio.

Dica de ferramenta: Plugg ou plataforma de loja virtual já com integração.

3. Whatsapp


O WhatsApp ultrapassou a marca de 120 milhões de usuários no Brasil (Maio/17). Utilize o WhatsApp para fazer negócios adotando em seus canais de vendas, atendimento e até mesmo suporte (quando for o caso).

4. Aplicativos


Entra ano e sai ano e o mundo da tecnologia não dá sinais de que vai deixar de ser uma tendência em alta. Para 2018, não será diferente.

Porém, para colocar a interação com seus clientes um nível acima, uma das possibilidades é a de criar um aplicativo próprio informando sobre os seus serviços. Com um app você pode fidelizar os seus clientes, oferecendo a eles promoções exclusivas ou ainda enviando notificações sempre que houver algo novo e que mereça ser destacado.

Contudo, lembre-se que um novo app deve ser prático e fácil de ser utilizado. Além disso, e, acima de tudo, ele deve fazer a diferença na vida do seu cliente e não ser apenas um meio para que ele receba propagandas. Em um restaurante, por exemplo, você pode receber pedidos pelo app, que já estarão prontos quando o cliente chegar ao estabelecimento, diminuindo o tempo de espera.


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