Publicado em: 16 de outubro de 2017
Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo já usam o WhatsApp.
A popularidade crescente do aplicativo levou a uma demanda por parte dos consumidores para que as empresas também estivessem disponíveis ali.
E por ser dinâmico e instantâneo, se tornou o caminho mais fácil entre a marca e o consumidor para gerar interação, construir relacionamentos e trabalhar a fidelidade do cliente.
A palavra de ordem é conveniência: se eu posso fazer uma compra ou resolver um problema com a mesma facilidade com que converso com meus amigos, porque eu faria de outro jeito?
Seguindo essa tendência, hoje já existem empresas que vendem unicamente pelo WhatsApp, enquanto muitas outras ainda estão tentando descobrir a melhor maneira de oferecer esse novo canal de atendimento ao seu público.
Conheça algumas dicas para você aproveitar essa ferramenta tão importante e colher os frutos que ela pode te dar:
1. Separe o pessoal do profissional
O ideal é adquirir um número que sirva exclusivamente para o atendimento, e tomar cuidado para não misturar contatos pessoais ou profissionais com clientes e prospecções.
Essa separação é essencial para que a pessoa responsável pelo atendimento não se distraia com mensagens de outras naturezas, e também evita confusões, como enviar uma mensagem para a pessoa errada.
2. Divulgue o canal
Quem não é visto não é lembrado! Isso também vale para os seus canais de atendimento. Quando você começar a atender via WhatsApp, lembre-se de divulgá-lo para seus clientes e prospecções através de seu site ou cartão de visita.
3. Determine um horário de atendimento
É humanamente impossível estar 24 horas por dia online. Divulgue um horário de atendimento dentro do qual você se compromete a responder mensagens que chegam pelo WhatsApp.
4. NUNCA faça spam
O que vale é o bom senso. O que você faria se recebesse todo dia uma mensagem promocional de uma empresa que não te interessa, e que você sequer lembra de ter aceitado esse contato? O marketing pelo WhatsApp funciona, mas precisa ser muito bem feito para você não correr o risco de ter seu número bloqueado pelo aplicativo.
Tendo em mente estas orientações, seu negócio só tem a ganhar. O público se sentirá seguro e satisfeito, afinal, não há melhor cartão de visita do que o bom atendimento, independente da forma que ele seja realizado.