Publicado em: 6 de novembro de 2017
Somos a sociedade do consumo.
Essa ciranda viciosa realimenta continuamente a sede de consumir, mas até que ponto esse consumo exagerado é saudável?
Para o planeta é catastrófico, gerando toneladas de lixo diárias, além da devastação impiedosa dos recursos naturais que são finitos.
E para esses mini consumidores? Até que ponto o que é consumido tem sido fundamental para defini-los?
As crianças de hoje em dia, representadas pela geração Y já tem o discernimento muito mais apurado devido à enxurrada de informações que consomem através de vários meios de comunicação. E através dessas informações a publicidade influencia as crianças nas compras da família. Técnicas de venda, linguagem específica ou qualquer outra forma de persuasão são usadas para conquistar a atenção e a emoção das crianças.
O incentivo ao consumo acaba gerando uma seletividade entre eles, onde o melhor e o produto mais caro acabam gerando um status ilusório para essas crianças.
A longo prazo, não sabemos o impacto que a publicidade causará na vida dessa nova geração, sendo o papel da educação fundamental para direcionar o consumo infantil de forma consciente.
O site Meio e Mensagem fez uma matéria bem interessante, mostrando como as crianças pensam sobre mídia e comunicação.